Loading...
Post Image

Corantes naturais: expressão criativa na moda sem danos ao meio ambiente

Ao longo da história da moda, as cores tingem causas e movimentos, contando histórias de classe e de auto-expressão. "A cor da roupa, especialmente as cores vivas, saturadas e vibrantes, costumava ser altamente simbólica e refletia o status de quem as vestia", disse Alexandra Loske, historiadora de arte, curadora do Royal Pavilion & Brighton Museums e autora do livro Color: Uma história visual.
Desde a antiguidade, várias técnicas foram usadas para tingir tecidos com corantes naturais. Ao observar tecidos de roupas ou tapetes com cores tão bem preservadas em museus, é fácil constatar que é possível optar por uma moda sustentável e autoral criada com uso de tingimento natural e garantir a qualidade no resultado e a durabilidade dos tons escolhidos.

sustainable-fashion-afroricky

Antes de 1856, quando os corantes sintéticos começaram a ser usados no mundo da moda, os tecidos eram tingidos com corantes obtidos de fontes animais, vegetais ou minerais, com pouco ou nenhum processamento. Cabe ressaltar que a maior fonte de corantes vem do reino vegetal, principalmente raízes, bagas, cascas, folhas e madeira.
Além dos corantes vegetais, há corantes minerais oriundos de ferro e de cobre e também de origem animal, como o cochonilha, provenientes de insetos. Um dos mais antigos corantes é o púrpura tíria (tyrian purple), extraído da secreção caramujos marinhos, provavelmente produzido pela primeira vez pelos antigos fenícios, há mais de 5.000 anos.

sustainable-fashion-print

A Afroricky usa apenas corantes naturais de origem vegetal e mineral em suas coleções. Uma decisão para o caminhar na rota de moda mais sustentável, o que inclui uso de recursos locais, de insumos a mão-de-obra de trabalhadores da comunidade em Maputo, em Moçambique. Para a estilista Ricância Agira, tem sido uma experiência criativa surpreendente. “Os corantes naturais podem variar o resultado, depende do tipo de solo e do clima em que as plantas foram cultivadas”. Ela diz isso a partir diálogos com Flávia Aranha, em São Paulo, no Brasil, e em Maputo, em Moçambique, com a pesquisadora Elza Teixeira Gomes.

sustainable-fashion-print

Entre as descobertas a partir de estudos, Agira explica um dos mitos é de que as plantas produzem apenas cores pálidas. “Isso é um equívoco. Várias plantas produzem cores pálidas, mas há as que produzem corantes em tons vibrantes de azuis, verdes, vermelhos e amarelos que podem durar realmente muito tempo”. A estilista esclarece que o segredo de cores vivas e duradouras é uma boa preparação.

Para um resultado de qualidade, os fios e os tecidos precisam estar devidamente limpos antes de serem tingidos. Também são necessários mordentes para fixar as cores. Mordente é uma substância associada ao tingimento com a função específica de manter a durabilidade da cor, conferindo maior resistência às lavagens e exposição ao sol.

sustainable-fashion-print

Ao contrário da indústria que usa mordente químico poluente, o tingimento natural pode ser associado ao mordente de origem vegetal, como o tanino (substância extraída da casca de algumas plantas) ou mineral como alúmen de potássio, cloreto estânico e sulfato ferroso que são seguros ao meio ambiente. Para se ter uma ideia, o alúmen pode ser usado no tratamento de água potável e o creme de tártaro é usado em alimentos, como bolos.
Em seu processo de desenvolvimento com tingimentos naturais, a estilista dá passos largos na transição da produção do seu ateliê. E prepara a coleção que deve pavimentar a sua trajetória: a moda sustentável.

Fashion consultancy

The service is available by appointment

African prints consultancy

The service is available by appointment

Tailor made

The service is available Av.Salvador Allende nr 147, Maputo

Our Social Network

The service is available for your leasure